PARCERIAS EM EDUCAÇÃO: O CASO DO GINÁSIO PERNAMBUCANO
Sinopse
Síntese da dissertação de mestrado em Educação de João Carlos Zirpoli Leite, defendida em 2009, este livro contribui para o debate sobre as políticas públicas de educação, ao abordar a reforma pedagógica ocorrida no tradicional Ginásio Pernambucano (GP), do Recife, em decorrência de parcerias do governo estadual com empresas privadas da área de educação, entre 1998 e 2006. O autor levanta a hipótese de que a reforma do GP se configurou como uma transição da gestão pública para a gestão privada e com base em pesquisa bibliográfica busca identificar o processo de reforma, os pressupostos legais, a relação do governo com as empresas privadas, os critérios para a seleção do corpo docente e discente e como foi concebida a reforma das instalações físicas e de gestão do GP. A partir de entrevistas com os envolvidos no processo e da análise de documentos o autor afirma que houve intervenção de caráter pedagógico e de gestão na instituição pública de ensino por parte de empresários, e questiona sobre a possibilidade de permanência do processo e de novas formas de inserção de segmentos do setor privado na gestão pública, no campo da educação, tais como parcerias administrativas, cogestão de escolas públicas e gestão de programas educacionais. Um dos primeiros estudos de campo sobre a influência de segmentos do setor empresarial na gestão estadual da educação, o texto de João Zirpoli Leite não se restringe aos cânones acadêmicos, vai além e oferece ao leitor uma determinada visão desse período da história recente da gestão do sistema estadual de educação de Pernambuco.
Características
- Dimensões: 16x22
- Páginas: 136
- Edição: 2023
- ISBN: 978-65-5439-114-6
Etiquetas: Ginásio Pernambucano, reforma pedagógica, 2000, políticas públicas de educação, parcerias público-privadas, gestão pública, gestão privada, processo de reforma, reformar, gestão de programas educacionais, Recife, João Carlos Zirpoli Leite