ÓPERA NO RECIFE — VOZES, BASTIDORES, ESPECTADORES
Sinopse
Recife tem uma longa tradição operística, que inclui desde a apresentação da ópera lírica Ernani, encenada por uma companhia italiana no Teatro de Santa Isabel em 18 de abril de 1882, até a estreia da primeira ópera com elenco totalmente pernambucano, o clássico italiano O Elixir do Amor, encenado no mesmo teatro em 26 de agosto de 2004.
O presente trabalho é, ao mesmo tempo, um documento e um memorial, dando voz a amadores dedicados, relembrando profissionais esquecidos e pequenas companhias de trajetórias quixotescas, todos parte de uma rica tradição histórica, que continua sendo mantida pela existência de grupos, instituições e pessoas ligadas à música, que encenam óperas. O objetivo dos autores é trazer ao presente, num longo passeio que se inicia no século XIX, o olhar e a escuta para aspectos sociais e culturais que constituem a trama histórica da produção operística no Recife.
Características
- Dimensões: 14,8 x 21
- Páginas: 248
- Edição: 2022
- ISBN: 978-65-5439-041-5
Etiquetas: Recife, música, ópera, drama, arte, Ernani, O Elixir do Amor, Karuna Sindhu, Felipe Azevedo e Souza, Sérgio Deslandes, século XIX