
Renato Valle ganha primeiro livro dedicado à sua carreira
Compartilhe esse post
A trajetória do artista pernambucano Renato Jorge Valle ganha um novo capítulo com o lançamento do livro Renato Valle, da Cepe Editora, que será apresentado ao público no próximo sábado (17), às 15h, no Mamam, na Boa Vista, durante a abertura da exposição ‘braꙄil’. Natural de Recife, o pintor se consagrou por sua versatilidade nas linguagens visuais, transitando com fluidez entre o desenho, a pintura, a gravura e a escultura.
Com organização editorial do jornalista Bruno Albertim, o livro de 292 páginas reúne textos críticos e imagens de exposições marcantes no percurso artístico do pernambucano, oferecendo um panorama abrangente da obra de um dos nomes mais importantes da arte contemporânea nacional.
O livro propõe uma leitura não linear, conforme destaca a curadora Joana d’Arc Lima, sugerindo que o leitor se aproxime da obra de forma livre, como quem percorre um ateliê em camadas. Textos de nomes relevantes da crítica e da curadoria, como Lilian Maus, Marcus Lontra e Agnaldo Farias, ajudam a traçar o universo singular de Renato Valle, marcado por um olhar sensível sobre a sociedade, a memória e a condição humana.
Além dos textos, a publicação percorre uma linha do tempo visual com registros de obras e exposições emblemáticas, como Objetos Inúteis (1996) e Religiosidade e Política (2017), passando por experiências internacionais em São Paulo e na Dinamarca. O recifense, que se considera mais do que um profissional das artes, expressa no livro sua relação visceral com a criação: “É mais uma necessidade incontrolável de me posicionar neste mundo”. Com o lançamento, a Cepe fortalece sua coleção dedicada aos artistas pernambucanos, celebrando a força poética, crítica e plástica de um autor que há mais de quatro décadas faz da arte sua forma de existência.
Fonte: Giro Blog - Diario de Pernambuco (12/05/2025)
Foto: Leopoldo Conrado Nunes/Cepe
Categorias
Posts Recentes